terça-feira, 23 de novembro de 2010

O VALOR DO SABER

O conhecimento cientifico se desenvolve pelo questionamento permanente dos processos e sistemas naturais ou tecnológicos. Ao mesmo tempo, é essencial para a inovação. As empresas e as instituições fazem uso do conhecimento científico-tecnológico dos profissionais que empregam ou de pesquisas que realizam, para fabricar bens, como medicamentos, roupas, televisores, etc.
Também para cada cidadão em sua vida profissional, comunitária ou pessoal,a capacidade de avaliar, enfrentar problemas, depende de conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos. Radio, TV, jornais e revistas, também disseminam informações científicotecnológicas, especialmente as de repercussão social.

Assim como ocorre com certas questões ambientais, que tem recebido atenção dos meios de
comunicação e de alguns grupos de cidadãos engajados nessas questões.Imprensas e organizações civis, tem feito do conhecimento cientifico um instrumento de defesa e de formação social.

Ciências nas decisões cotidianas

Essa necessidade de interação consciente entre individuo e sistema já é uma característica geral do nosso tempo. Por exemplo, as opções energéticas individuais, como instalar uma ducha elétrica ou a gás, comprar carro a álcool ou a gasolina, são decididas com base em avaliações, de mesma natureza das opções energéticas nacionais, para desenvolver hidrelétricas ou termelétricas.

As variáveis a considerar nessas condições não são somente cientificas, pois envolvem aspectos subjetivos, com conforto, segurança, ou relação entre custo de operação e de investimento. Também para enfrentar situações problemáticas, é preciso tomar decisões envolvendo muitos fatores. Diante de contas elétricas crescentes, o que deve fazer o consumidor , diminuir o consumo ou variar sua opções energéticas, uma família que consiga tratar racionalmente da redução de seu consumo elétrico, também saberá equilibrar seu orçamento, ao analisar os demais itens de dispêndio. A matemática, sem dúvida, é um dos instrumentos de uma política familiar de economia domestica. A condução adequada desses assuntos pode ter efeito educativo sobre jovens e adultos ao produzir atitudes mais solidárias e responsáveis.
Os instrumentos matemáticos são ferramentas universais para os cálculos de custo, e pra uma grande variedade de situações de interesse individual, comercial ou social .

Universalização da tecnologia
A computação eletrônica foi uma tecnologia que, há meio século, se limitava a fazer processamento matemático de dados, e acabou por revolucionar também as comunicações, a editoração e todas as formas de produção e transmissão de informações. O barateamento dos equipamentos, por meio da ciência dos
materiais, na produção dos chips semicondutores que, em seguida, passaram a ser instrumento de redação, comunicação, informação e lazer, difundido o manuseio de equipamentos informáticos e de domínio de suas linguagens.

Há algumas décadas, poucos compreendiam fisicamente os sistemas ou sabiam identificar seus componentes. Hoje, surgiu um grande números de autodidatas, como notável conhecimento dos sistemas, de seus processadores. A capacidade de interação multidirecional revolucionou o sistema de intercomunicação pessoal, comercial e institucional que, durante séculos, foi promovido pelos correios e telégrafos. A internet surgiu em função do intercâmbio cientifico e hoje transcende muito esse domínio. Os milhões de usuários dessa rede trocam continuamente mensagens pessoais, profissionais, ou financeiras e acompanham o desenvolvimento de áreas de conhecimento de seu interesse.



fonte: Unidade IV do fasciculo: Conquistas e Conflitos da Sociedade Tecnologica

Nenhum comentário:

Postar um comentário